Ponto Turístico Salinópolis

ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM SALINÓPOLIS PARÁ

Salinópolis no estado do Pará é uma cidade famosa por seus rios e praias de água doce, Salinas é à entrada da “Amazônia Atlântica”, um mix de mangue com a beleza natural das praias oceânicas.
  O povoado de Salinópolis foi criada quando o Governo do Capitão-General André Vital de Negreiros, ordenou ao capitão-mor do Pará Feliciano Correa, em 1656, que construísse uma atalaia para que se pudesse avistar os navios que se aproximavam da costa.
  Contudo, a fundação da cidade é atribuída a Francisco Gonçalves Ribeiro, que com excelente poder administrativo conseguiu auxilio financeiro do Governador para construir uma igreja e manteve as despesas do vigário do povoado.
  Também chamada de Salinas, a cidade tem vários pontos turísticos, como as praias desertas na Vila de Cuiarana, o Lago da Coca-Cola, a Orla do Maçarico, a fonte de água mineral de Caranã, igarapés e dunas de areia. Por causa de suas inúmeras praias, Salinópolis, é o paraíso para os amantes do surfe e da pratica de esportes aquáticos.
  A praia de Atalaia é a mais movimentada de Salinas. Localizada a 13km da cidade, ela tem águas limpas e cristalinas, areias finas, dunas e pequenos lagos.
  Vizinha a Atalaia está à praia do Farol Velho, juntas elas se estendem por cerca de 20 quilômetros de extensão.
  Atalaia, Itaranajá e Do Buraco são as principais ilhas da região, onde as praias, rios, lagos, igarapés e a flora e fauna típicos da Amazônia dão um verdadeiro espetáculo.

Salinópolis 1 600x391

guaras salinas para

Ilhas

As ilhas ao redor de Salinas são uma opção de passeio.

Nesses lugares, o destaque fica por conta de paisagens exuberantes e intocadas, da rica fauna e flora, além da tranquilidade que oferecem. As ilhas mais próximas abrigam a Praia Marieta (Ilha do Marco) e a Praia de Maria Baixinha (Ilha de Itaranajá). Uma outra alternativa é a Ilha do Pilão, com praias praticamente desertas.

As ilhas servem de berçário para o guará, uma ave cuja plumagem apresenta uma tonalidade vermelha muito forte. Um verdadeiro encanto aos olhos! Para chegar às ilhas é preciso pegar um barco no vilarejo de Cuiarana ou no centro de Salinas.

farol de salinopolis para

Faróis

Os faróis de Salinas são um importante ponto histórico.

Numa costa aonde os bancos de areia tornam a navegação arriscada, surgia o Farol de Salinópolis. Em meados do século XIX, foi erguido em um morro na Praia do Farol Velho. Com a erosão do morro, a torre foi destruída. Um segundo farol foi colocado no mesmo local e também sucumbiu. Desta vez, um terceiro (e atual) foi erguido no centro da cidade.

Ao visitar a praia você encontra apenas as ruínas dos antigos faróis, que revelam uma parte da história da região. O Farol de Salinópolis é uma das únicas torres que ainda utiliza o sistema Mitchell no Brasil.

fonte do carana salinas para

Fonte do Caranã

A Fonte do Caranã é uma tranquila área verde.

Nessa importante área de conservação, você encontra inúmeras espécies de árvores e plantas nativas. Uma caminhada pelo bosque proporciona um agradável contato com a natureza. No local, costumam acontecer manifestações da cultura popular como o carimbó.

O espaço ainda abriga uma fonte de água mineral (água fresca, doce e gratuita) bastante apreciada por moradores, que a buscam com certa frequência, e turistas. Conta a lenda, que uma sapa (que seria a "mãe do rio") protege a fonte, sendo preciso pedir licença antes de retirar a água.

praia do macarico salinas para

Praias

As praias são o principal atrativo de Salinas.

A Praia do Atalaia é a mais concorrida da cidade. Além de seu mar ser propício para a prática do surf e windsurf, suas dunas branquinhas são perfeitas para quem quer praticar o sandboard. Lá a tradição é rolar duna abaixo e cair num lago de águas doces e escuras conhecido como Lago da Coca-Cola.

Já a Praia do Maçarico oferece um extenso calçadão e uma orla repleta de bares e restaurantes. Agora, se você prefere um lugar mais isolado, a alternativa é visitar o vilarejo de Cuiarana e as ilhas ao redor. Outras dicas de praias são a do Farol Velho e da Corvina.

CONCURSO PÚBLICO AGENTE DE TRÂNSITO

Aviso de Edital

A Prefeitura Municipal de Salinópolis comunica a abertura das inscrições ao concurso Público destinado ao preenchimento de vagas a cargos de nível médio de Agente de Trânsito, da Prefeitura Municipal de Salinópolis, para atuação na área rural e urbana do município. A taxa de inscrição será no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). O candidato poderá realizar sua inscrição na modalidade online (via Internet) no site da FADESP no período de 11/08/2017 a 11/09/2017. As normas do concurso Público, os números de vagas, a síntese das atividades, o nível de escolaridade exigida, os requisitos para investidura no cargo, bem como a salário base, constam no edital n° 001/2017/PMS e seus anexos, que estão fixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Salinópolis, assim como, no site: www.portalfadesp.org.br (Instituição realizadora do Concurso) e no site da Prefeitura de Salinópolis www.salinopolis.pa.gov.br.

Salinópolis-PA, 11 de agosto de 2017.

Paulo Henrique da Silva Gomes

Prefeito Municipal de Salinópolis

BAIXE O EDITAL ABAIXO:

EDITAL

Campanha IPTU

iptuprainha 01 0

A Prefeitura Municipal de Salinópolis trabalhando pelo povo.

2ª via clica aqui.

tttttttttttttttttttttttttttt

ass

Audiência Pública, sobre o plano plurianual – PPA 2018/2021

Convite

A Prefeitura Municipal de Salinópolis, convida a população em geral,a participar,
no dia 21/06/2017 às 08:00 horas, na Câmara Municipal de Salinópolis, da audiência
pública, sobre o plano plurianual – PPA 2018/2021

Agradecemos a presença de todos.