De segunda a sexta de 08:00 às 13:00          Pastor Ananias Vicente Rodrigues, 118 – Centro          (91) 99253 – 6072

Turismo e Lazer

ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM SALINÓPOLIS PARÁ

Salinópolis no estado do Pará é uma cidade famosa por seus rios e praias de água doce, Salinas é à entrada da “Amazônia Atlântica”, um mix de mangue com a beleza natural das praias oceânicas.

O povoado de Salinópolis foi criada quando o Governo do Capitão-General André Vital de Negreiros, ordenou ao capitão-mor do Pará Feliciano Correa, em 1656, que construísse uma atalaia para que se pudesse avistar os navios que se aproximavam da costa.

Contudo, a fundação da cidade é atribuída a Francisco Gonçalves Ribeiro, que com excelente poder administrativo conseguiu auxilio financeiro do Governador para construir uma igreja e manteve as despesas do vigário do povoado.

Também chamada de Salinas, a cidade tem vários pontos turísticos, como as praias desertas na Vila de Cuiarana, o Lago da Coca-Cola, a Orla do Maçarico, a fonte de água mineral de Caranã, igarapés e dunas de areia. Por causa de suas inúmeras praias, Salinópolis, é o paraíso para os amantes do surfe e da pratica de esportes aquáticos.

A praia de Atalaia é a mais movimentada de Salinas. Localizada a 13km da cidade, ela tem águas limpas e cristalinas, areias finas, dunas e pequenos lagos.
Vizinha a Atalaia está à praia do Farol Velho, juntas elas se estendem por cerca de 20 quilômetros de extensão.

Atalaia, Itaranajá e Do Buraco são as principais ilhas da região, onde as praias, rios, lagos, igarapés e a flora e fauna típicos da Amazônia dão um verdadeiro espetáculo.


Ilhas

As ilhas ao redor de Salinas são uma opção de passeio.

Nesses lugares, o destaque fica por conta de paisagens exuberantes e intocadas, da rica fauna e flora, além da tranquilidade que oferecem. As ilhas mais próximas abrigam a Praia Marieta (Ilha do Marco) e a Praia de Maria Baixinha (Ilha de Itaranajá). Uma outra alternativa é a Ilha do Pilão, com praias praticamente desertas.

As ilhas servem de berçário para o guará, uma ave cuja plumagem apresenta uma tonalidade vermelha muito forte. Um verdadeiro encanto aos olhos! Para chegar às ilhas é preciso pegar um barco no vilarejo de Cuiarana ou no centro de Salinas.


Faróis

Os faróis de Salinas são um importante ponto histórico.

Numa costa aonde os bancos de areia tornam a navegação arriscada, surgia o Farol de Salinópolis. Em meados do século XIX, foi erguido em um morro na Praia do Farol Velho. Com a erosão do morro, a torre foi destruída. Um segundo farol foi colocado no mesmo local e também sucumbiu. Desta vez, um terceiro (e atual) foi erguido no centro da cidade.

Ao visitar a praia você encontra apenas as ruínas dos antigos faróis, que revelam uma parte da história da região. O Farol de Salinópolis é uma das únicas torres que ainda utiliza o sistema Mitchell no Brasil.


Fonte do Caranã

A Fonte do Caranã é uma tranquila área verde.

Nessa importante área de conservação, você encontra inúmeras espécies de árvores e plantas nativas. Uma caminhada pelo bosque proporciona um agradável contato com a natureza. No local, costumam acontecer manifestações da cultura popular como o carimbó.

O espaço ainda abriga uma fonte de água mineral (água fresca, doce e gratuita) bastante apreciada por moradores, que a buscam com certa frequência, e turistas. Conta a lenda, que uma sapa (que seria a “mãe do rio”) protege a fonte, sendo preciso pedir licença antes de retirar a água.


Praias

As praias são o principal atrativo de Salinas.

A Praia do Atalaia é a mais concorrida da cidade. Além de seu mar ser propício para a prática do surf e windsurf, suas dunas branquinhas são perfeitas para quem quer praticar o sandboard. Lá a tradição é rolar duna abaixo e cair num lago de águas doces e escuras conhecido como Lago da Coca-Cola.

Já a Praia do Maçarico oferece um extenso calçadão e uma orla repleta de bares e restaurantes. Agora, se você prefere um lugar mais isolado, a alternativa é visitar o vilarejo de Cuiarana e as ilhas ao redor. Outras dicas de praias são a do Farol Velho e da Corvina.

Acessibilidade