Dia 02 de Abril foi instituído como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Desde 2007 essa data vem divulgando para as pessoas o que é o Autismo e como agir em caso de diagnóstico positivo ao TEAs (Transtorno do espectro autista).
O Autismo é um transtorno crônico mas que conta com tratamento específico, então se você perceber algum dos sintomas em alguém próximo oriente ou procure um especialista imediatamente para iniciar o tratamento adequado.
Sintomas:
De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:
– ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
– o paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
– domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.
Em 2012 foi publicada a Lei 12.764 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.